web analytics

O estuário do Sado ganhou mais um golfinho !!

Colocado por em 11 Jul, 2011 | Deixe um comentário


Na manhã de 1 de Julho de 2011, por volta das 11.30h, numa das saídas da Vertigem Azul, os skippers da empresa surpreendem-se com o nascimento de uma nova cria na população de golfinhos do estuário do Sado.

Com  este novo elemento, contam-se 26 indivíduos nesta população de golfinhos Roazes, Tursiops truncatus.

Os elementos da equipa da Vertigem Azul voltaram a sair esta manhã ao encontro dos golfinhos, procurando fotografar e avistar a nova cria, identificar a sua progenitora, o seu estado de saúde e comportamento.

Junto à foz do rio Sado, avistaram o grupo de roazes que se deslocava entre o rio e a costa de Tróia.

As dúvidas permanecem acerca da sua progenitora, “ Tripé” ou “Topocortado”, pois são as fêmeas que têm sido observadas junto da cria.

Nos primeiros dias, o novo golfinho baptizado de Pirata encontra-se rodeado por vários elementos do grupo, estando sempre presente a mãe.

A reprodução desta espécie é lenta, isto é, a mãe dá à luz uma cria (de cada vez), após um período de gestação de cerca de 12 meses.

Desde o momento em que a cria nasce, a progenitora acompanha-a durante um período que pode variar entre os 3 a 5 anos, e só depois volta a estar preparada para uma nova gestação.

Nos últimos 6 anos, registou-se no estuário do Sado um elevado sucesso na reprodução desta população de Golfinhos residente. Registaram-se 10 nascimentos e 8 estão presentes neste grupo!

Ao invés do que havia acontecido entre 1998 e 2003 – neste período, registaram-se 13 nascimentos, mas apenas 3 permanecem na população do Sado.

A Vertigem Azul, acompanha desde 1998 os Golfinhos do Sado, procurando contribuir para a preservação deste grupo de golfinhos residente no Sado que constitui um caso único em Portugal e invulgar no mundo.

Aproveitamos para fazer um balanço acerca sobrevivência das crias nos últimos anos – as últimas crias, do ano passado (Batalha e Vitória) de 2007 (Moisés) de 2006 (Cocas e Tongas) encontram-se bem, começando as mais novas as suas primeiras lições de caça.

Website: http://www.vertigemazul.com

Fotografia: Pedro Narra (Fotografia de Natureza) – http://www.pedronarra.com

Related Posts with Thumbnails