web analytics

Ruínas Romanas de Tróia com novo percurso

Colocado por em 30 Jun, 2011 | Deixe um comentário


O empreendimento turístico Troiaresort abriu ao público um novo percurso de visita às Ruínas Romanas de Tróia, o “maior complexo de produção de conservas e molhos de peixe conhecido no Ocidente romano”. O novo percurso foi projectado pelo arquitecto paisagista Hipólito Bettencourt, com painéis explicativos, sinalética e outros elementos de divulgação da autoria do designer Francisco Providência.

O Troiaresort, ao abrigo de um protocolo celebrado com o Instituto Português do Património Arquitectónico e o Instituto Português de Arqueologia, tem uma equipa de arqueólogos “a desenvolver trabalhos” no local e organiza diversas visitas ao longo do ano, disponibilizando actividades especiais para os hóspedes.

Integradas no complexo turístico troiaresort, as Ruínas Romanas de Tróia, com dois mil anos de história, são o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano. Construído para aproveitar a riqueza do peixe do Atlântico e a qualidade do sal das margens do Sado, terá estado ocupado até ao século VI.

De acordo com Inês Vaz Pinto, Responsável pelas Ruínas Romanas de Tróia: “Trata-se de um percurso que permite visitar a maior fábrica de salga de peixe deste complexo, as termas, o mausoléu, a necrópole do mausoléu e a área residencial da Rua da Princesa”. Continua: “O percurso tem cerca de 450 metros, é acessível a mobilidade reduzida e inscreve-se numa área com cerca de 6.500 m2”.

Programa de visitas

– A partir de 2 de Junho, e até ao final de Agosto, o novo percurso estará aberto ao público de terça-feira a sábado das 10 às 13 horas e das 14.30 às 18.30 horas.

– Em Setembro e Outubro, as Ruínas estarão abertas aos sábados das 10 às 13 horas e das 14.30 às 17.30 horas.

– As visitas guiadas realizam-se, de Junho a Outubro, no seguinte horário:

Junho – Sábado, às 15 horas
Julho, Agosto e Setembro – Quarta-feira e sábado, às 10.30 horas
Outubro – Sábado, às 15 horas
Novembro – Sábado, 5 de Novembro, às 15 horas
Dezembro – Sábado, 3 de Dezembro, às 15 horas

– As Ruínas estão encerradas à visita livre de Novembro a Fevereiro, mas sempre disponíveis a Grupos mediante marcação prévia, através do telefone 265 499 400 ou do e-mail arqueologia@troiaresort.pt

Não deixem de visitar o novo percurso das Ruínas Romanas de Tróia!

Related Posts with Thumbnails